quarta-feira, 29 de junho de 2011

Artesanal em alta no verão

   
foto: Rogério Lorenzoni (Terra)

 Texto: www.designsenai.br

O direcionamento anos 70, amplamente adotado pela moda atual, já predispõe as sensibilidades mais antenadas para a chegada maciça das saias longas, das rendas de algodão e dos aspectos artesanais. A julgar pelo que se viu nas passarelas nacionais de verão 2012, nem sempre a referência passa pelo filtro que deveria e o resultado é literal, trazendo de volta ícones do estilo, tal e qual se apresentavam na época.

Vem direto de lá, em voo sem escalas, boa parte dos tops, batas e saias desfilados nas semanas de moda do Brasil. As estampas renovam um pouco a receita, com tempero tropical nos florais de grandes proporções, e com o tie dye, que ganha sutileza e status transformado em ombré e aplicado sobre tecidos fluídos. Entre as cores o favoritismo recai sobre o branco imaculado, em algodão telado fino ou em renda, às vezes acompanhado de bordados delicados. O resultado é quase campestre, quase romântico e no saldo é uma mistura das duas coisas.

É de se notar que a leitura nacional, apesar de alinhada com as tendências internacionais, tende a estacionar nos clichês. Uma breve pesquisa sobre a década traria à tona outras referencias, como a moda de Yves Saint Laurent do período ou os hibridismos que no cenário global atualizam o boho style.

Nenhum comentário:

Postar um comentário